Dropshipping é um negócio digital que ganhou popularidade no ano passado e é conhecido por uma variedade de nomes: dropshipping, dropship, negócio de dropshipping, dropshipping de comércio eletrônico ou dropshipment.
O próprio comércio eletrônico se tornou um dos tópicos mais populares nos últimos 2 anos. Hoje existem entre 12M e 24M de ecommerces no mundo e 20% destes são sites de dropshipping. O que levanta a questão: o dropshipping de comércio eletrônico é realmente lucrativo? Verdadeiramente, depende.
Como funciona o Ecommerce Dropshipping?
Atualmente, existem diferentes ferramentas, como o Shopify, que nos permitem criar um site de dropshipping de forma muito rápida e fácil. O investimento inicial para iniciar o comércio eletrônico de dropshipping é bastante baixo. É por esta razão que se tornou tão popular, porque qualquer pessoa pode começar este negócio digital a partir de casa e com baixo investimento. Algumas pessoas até começam negócios de dropshipping com menos de US $ 200.
Vamos revisar os pontos mais relevantes do comércio eletrônico de dropshipping:
Produto Vencedor
Uma das coisas mais difíceis ao iniciar um novo comércio eletrônico de dropshipping é escolher os produtos para o seu site. Isso pode parecer uma tarefa fácil, mas encontrar um produto vencedor é complicado e será a chave para o sucesso com o negócio de dropshipping.
Existem várias teorias sobre o que torna um produto vencedor. No entanto, na maioria das vezes, um produto vencedor deve atender a 3 requisitos: resolve um problema ou cobre uma necessidade para um segmento relevante da população, é um produto com uma boa relação oferta-demanda e deve ser um produto com uma percepção valor maior que o preço de compra. Quando cobre tudo isso, pode obter margens lucrativas em um site de dropshipping.
Margens altas
Depois de selecionar os produtos que vamos vender, devemos estabelecer as margens de lucro para o negócio de dropshipping. Ao usar o negócio de dropshipping, nossa proposta de valor no que diz respeito ao produto é muito baixa ou até zero. O que significa que é melhor agregar valor de outras maneiras, como serviço pré e pós-venda.
Portanto, o preço de venda será geralmente 2 ou 3 vezes maior do que o preço de custo. Porém, se o produto vendido tem baixo preço de venda e é comprado em quantidade, pode ter margens menores devido ao grande volume de pedidos que receberá.
Recebendo tráfego em um site de dropshipping
Trazer tráfego para um site de dropshipping é relativamente simples, mas certamente há a melhor maneira de fazer isso. A ideia de que os anúncios do Facebook e do Instagram são os melhores canais para o comércio eletrônico de dropshipping é amplamente difundida. No entanto, pode haver maneiras melhores.
Isso ocorre porque a maneira mais barata de obter tráfego nem sempre é a melhor. Muitas pessoas que começam o comércio eletrônico de dropshipping são iniciantes e não sabem como criar campanhas de marketing, como era o meu caso quando comecei. Agora que experimentei vários canais de aquisição de clientes, o Facebook não me deu os melhores resultados. É verdade que o CPC no Facebook geralmente é mais barato e o alcance potencial é maior, mas o tráfego é de qualidade muito pior em comparação com o que obtive com minhas campanhas do Google Ads. O resultado é que, dos US $ 100.000 vendidos nos últimos 8 meses, 80% dos pedidos vêm de campanhas do Google Ads. Além disso, o CPA médio obtido com o Google é 35% inferior ao obtido com os anúncios do Facebook.
Fornecedores de dropshipping: escolha o melhor!
Também é muito importante selecionar bons fornecedores de dropshipping. Um dos pontos fracos do negócio de dropshipping é o controle logístico nulo, que deixa a confiança dos fornecedores de dropshipping para fazer seu trabalho da forma mais eficaz possível. Em quase todas as plataformas que permitem o comércio eletrônico de dropshipping, os fornecedores de dropshipping têm seu próprio índice de qualidade. Isso faz com que as pessoas possam saber o feedback real de outros sites de dropshipping e selecionar o melhor fornecedor de dropshipping.
Portanto, é melhor ter fornecedores de dropshipping de confiança, mesmo que o custo do produto seja um pouco mais alto.
Com tudo isso dito, é importante observar que o comércio eletrônico de dropshipping não é um negócio sustentável de longo prazo. Na verdade, 99% das pessoas que começam um negócio de dropshipping falham. E o 1% restante que tem um negócio de dropshipping de sucesso, consegue evoluí-lo para um comércio eletrônico de marca própria.