Não sabe o que é bitcoin?

0
399
Preparamos um tutorial para você que quer aprender mais sobre a tecnologia do bitcoin, o que é, como usá-la e comprar e vender. Além disso, explicamos como manter seu bitcoin em segurança.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e que não necessita de terceiros para funcionar. Isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro.
Com o Bitcoin, o dinheiro é realmente seu.
O Bitcoin foi a primeira criptomoeda do mundo e há oito anos funciona sem qualquer interrupção, baseada em uma rede descentralizada extremamente segura chamada Blockchain criada por Satoshi Nakamoto.
Quais são as vantagens do Bitcoin?
O Bitcoin tem diversas propriedades e formas de uso, mas vamos abordar uma bem específica: bitcoin como moeda. Mas quais as vantagens do Bitcoin? São muitas! Vamos ressaltar as principais: liberdade de pagamento, taxas menores, segurança, privacidade, controle e transparência.
Nenhum Bitcoin pode ser confiscado, você pode mandá-lo para quem quiser pagando taxas menores. Além disso, ele é seguro e dá mais privacidade, controle e transparência nas negociações. Contudo, o Bitcoin pode ser utilizado também como investimento para que está procurando diversificar seu patrimônio para ter melhores ganhos. O Bitcoin trouxe excelentes retornos e a tendência é que ele se torne mais popular a longo prazo.
Como comprar e vender bitcoins?
Atualmente existem três maneiras de maneiras de adquirir bitcoins de maneira eficiente: através da mineração, comprando em exchanges ou comprando diretamente com outras pessoas.
É possível adquirir Bitcoins através da mineração. Você vai precisar comprar um computador específico para isso e ceder seu poder computacional para a rede, confirmando transações. Para isso, você será recompensando com bitcoins a cada bloco minerado. Atualmente não é viável minerar no Brasil, porque o custo de eletricidade é muito alto.

Bitcoin é seguro?
Uma dúvida muito comum é sobre a segurança do Bitcoin. É seguro ter bitcoin? A resposta é simples, o bitcoin é mais seguro do que o dinheiro que você tem hoje no seu banco. O nível de segurança proporcionado pelo Bitcoin é muito superior aos dos bancos tradicionais. No Bitcoin não há um único ponto de falha, para algum ator malicioso conseguir atacar a rede seria necessário invadir milhões de computadores em todo mundo, tarefa impossível. Enquanto nos sistemas bancários tradicionais há apenas alguns servidores centrais e todas as transações ficam escondidas do público.
Ainda vale a pena investir em Bitcoins?
O melhor investimento para você é o que vai de acordo com o seu perfil de investidor. Por isso, para analisar se o bitcoin é uma boa opção para ser incluído em sua carteira de investimentos, procure analisar se você se encaixa no tipo de investidor que é arrojado. Faça uma análise da sua personalidade, juntamente com seus objetivos financeiros e decida se você gosta de aplicar em ativos que podem apresentar alta rentabilidade devido a sua volatilidade. Outra dica importante é contar com profissionais qualificados e empresas idôneas e confiáveis do mercado financeiro para orientá-lo da melhor forma possível.
Quem criou o Bitcoin?
No dia 31 de outubro de 2008, auge da crise do subprime, um programador usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto publicou o White Paper do Bitcoin, um documento descrevendo como o sistema iria funcionar. Desde então, o Bitcoin vem sendo adotado por milhões de pessoas no mundo. Ficou curioso? Saiba mais sobre quem é Satoshi Nakamoto.
Seja seu próprio banco!
Com o Bitcoin você é seu próprio banco, baixar uma carteira de bitcoin é como ter disponível uma agência bancária nas suas mãos 24 horas por dia. Sem taxas, sem um gerente chato e capaz de transferir em instantes sua transação.
Criar uma carteira de bitcoin é fácil e não custa nada. Assim como há diversas maneiras de interagir com seu banco, também é possível interagir de diversas formas com sua carteira de bitcoin, via app no smartphone, programa no seu desktop/notebook e até carteiras de papel.
Vamos lá criar seu próprio banco? Veja abaixo as melhores carteiras para instalar em seu celular e computador.
Escolha sua carteira de Bitcoin
Se você vai comprar Bitcoin, vai precisar de uma carteira para poder guardar, transferir e acessar suas moedas. O meio mais seguro de se fazer isso é através de uma carteira de Bitcoins. Veja quais são as melhores e mais eficientes:

As melhores carteiras de Bitcoin para 2019
1 – Electrum
A “Electrum“ foi uma das primeiras carteiras exclusivas de Bitcoin a chegar ao mercado há alguns anos.
É compatível com desktops e com dispositivos Android. De um ponto de vista funcional, a Electrum cumpre vários requisitos, incluindo:
  • Plataforma altamente estável
  • Velocidade das transações
  • Boas opções de segurança
  • Compatível com as carteiras Ledger e Trezor
2 – Exodus
A “Exodus“ é uma carteira software grátis que se tornou extremamente popular entre os usuários de Bitcoin no ano passado.
Ela vem com uma exchange embutida que permite a troca contínua de todas as altcoins da carteira. No entanto, atualmente a Exodus só está disponível para desktop.
3 – Jaxx
A “Jaxx“ é um carteira software de Bitcoin feita especialmente para uso em smartphones. Ela permite uma criptomobilidade incrível, sem quaisquer riscos inerentes às hot wallets.
Com relação à usabilidade, a Jaxx é compatível com iOS, Android e desktops. Ela permite aos usuários um ótimo controle sobre suas chaves privadas e também transações rápidas com QR code, executadas com apenas um toque.
Outras caraterísticas impressionantes incluem:
  • Shapeshift integration – permite transações instantâneas entre várias criptomoedas
  • Compatível com smartphones
4 – Trezor
A “Trezor“ é a carteira física ideal para armazenar grandes quantias de Bitcoins. Ela incorpora recursos de segurança de alta qualidade junto com todos os benefícios comumente disponibilizados pelas carteiras hospedadas na internet.
Em termos de usabilidade, a Trezor possui uma interface de usuário intuitiva que pode ser usada tanto por usuários novatos quanto experientes. Ela também suporta uma grande variedade de altcoins e também é compatível com outras carteiras externas.
5 – Mycelium
A “Mycelium“ é uma carteira portátil que vem recheada com uma infinidade de recursos avançados de privacidade e segurança. Apesar de sua interface demandar algum tempo de aprendizado, hoje ela é sem dúvidas uma das opções mais seguras de carteira no mercado.
O código da Mycelium é open source, e isso é de especial utilidade para pessoas que procuram um alto nível de anonimato em suas transações de criptomoedas.
6 – Armory
A “Armory“ se estabeleceu como a favorita dos usuários de Bitcoin. O aplicativo oferece vários recursos de segurança e privacidade que não são comumente encontrados nas carteiras atualmente.
Também vem carregada com muitas opções de criptografia e armazenamento offline, o que proporciona aos usuários uma boa flexibilidade financeira.
7 – Ledger
Embora seja muito semelhante à Trezor quanto aos recursos e design, a “Ledger“ é uma carteira offline criada para clientes que buscam um alto nível de segurança.
Trata-se de uma unidade de hardware que precisa ser conectada a um PC para que as transações sejam realizadas. Ela é extremamente fácil de utilizar e apresenta um alto nível de privacidade.
Conclusão
Quando se trata de cripto-segurança, cuidado nunca é demais. Todas as carteiras descritas acima contêm recursos que satisfazem as necessidades de usuários novatos e experientes. No entanto, antes de escolher uma carteira, é de extrema importância que os usuários façam sua própria pesquisa, já que este é um assunto que envolve seu tão suado dinheiro.

Fonte: Foxbit, adaptado por Claudio Porto.