20 roteiros para quem gosta de aventuras

0
346

Essa é para quem gosta de viajar e se aventurar. Separei os principais destinos que todo o aventureiro precisa conhecer. São diferentes regiões que permitem a prática de diversas modalidades de esporte ao ar livre, como travessias, mergulho, exploração de cavernas, rapel, montanhismo, entre outros. Conheça as principais delas:

1 – Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Protegendo uma área de 240.611ha de cerrado de altitude, abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, hoje utilizadas pelos visitantes.

Destaque para Cachoeira de Sta Bárbara, Bararinha, Catarata dos Couros, Almécegas Ie II, São Bento, Vale da Lua entre tantos outros atrativos naturais.

2- Foz do Iguaçu

Além dos brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem a região da Tríplice Fronteira, Foz do Iguaçu é visitada por gente dos mais diversos cantos do planeta. Atraídos pelas Cataratas do Rio Iguaçu, um conjunto de 275 quedas d’água que chegam em 90 metros, os turistas se encantam com o visual de tirar o fôlego.

3 – Bonito

Considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito está localizado na região Sudeste do Mato Grosso do Sul e guarda paisagens excepcionais. Entre os principais atrativos da região estão banhos em cachoeiras, trilhas, passeios de bote e bóia-cross, flutuação em rios de águas cristalinas, e para os mais corajosos o Abismo Anhumas, que possui um rapel com 72 metros de altura em uma fenda que da acesso até um lago de águas calmas onde é possível praticar mergulho.

4 – Fernando de Noronha

Formado por 21 ilhas e pertencente ao estado de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha chega a ser escandaloso de tão bonito. A vegetação abundante e as águas azuis cristalinas formam cenários cinematográficos, e são o habitat de várias espécies de tartarugas, tubarões, cardumes de peixes coloridos e golfinhos.

5 – Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares de dunas com até 40 metros de altura, e incontáveis lagoas com variações de cores nos tons de azul e verde. No centro do parque há apenas duas comunidades com poucas famílias, Baixa Grande e Queimada dos Britos, que podem ser visitadas através do treeking de 4 dias atravessando o Parque.

6 – Jalapão

Pouco conhecido, o Parque Estadual do Jalapão é afastado e de difícil acesso. Apesar do isolamento e do clima de deserto, a região está entre as mais bonitas do país graças à vida e às cores que emanam da natureza. No meio da paisagem correm lobos-guarás e veados-mateiros, enquanto longínquas estradas de muita terra levam a verdadeiros oásis cercados por cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda e dunas gigantescas.

7 – Península de Maraú

A Península de Maraú fica na Costa do Dendê, ao sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré. São mais de 40 km de praias praticamente desertas, na maré baixa formam-se dezenas de piscinas naturais lotadas de peixes que surgem entre os arrecifes. Na praia de Taipu, considerada uma das mais belas do Brasil é possível fazer mergulhos noturnos com lanternas para observar a fauna marinha.

8 – Ilha Grande

A Ilha Grande é um dos pontos mais visitados do Rio de Janeiro, localizada na famosa Costa Verde, a Ilha paradisíaca fica em Angra dos Reis. O local oferece diversas atrações como trilhas, praias desertas, cachoeiras e mirantes. Um dos cartões postais da Ilha é a Praia do Aventureiro, um lugar calmo com estrutura rústica, que atraí turistas do mundo inteiro.

9 – Chapada Diamantina

Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia. No coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. Cobiçado pelos amantes do trekking, o Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações que extrapolam seus limites e se espalham por cidadezinhas que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.

Uma das principais cidades da Chapada é Lençóis, com suas ruas de paralelepípedos e casario colonial que abriga pousadas, restaurantes e agências que oferecem atividades pelo parque e arredores. São muitas as opções de passeios – feitos sempre caminhando.
Imperdíveis são os que levam aos cartões-postais: Morro do Pai Inácio, com 1.200 metros de altitude, vista panorâmica e ponto de contemplação de um belíssimo pôr do sol; e cachoeira da Fumaça, a segunda maior do país, com 340 metros de queda.
10 – Chapada das Mesas
Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, vem sendo descoberta aos pouquinhos e encantando os brasileiros privilegiados por irem até lá. Nomeada “Parque Nacional da Chapada das Mesas” a apenas 10 anos, a região reúne cachoeiras de águas azuis, quedas imponentes, paisagens de tirar o fôlego, rios, lagos e formações rochosas curiosas. Um verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo e quer se conectar com a natureza.
11 – Serra da Capivara
Localizado no sudeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque foi criado com motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. O parque recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
12 – Alter do Chão
Quando é tempo de baixa e as águas do rio Tapajós abaixam, as famosas praias do simpático vilarejo de Alter do Chão aparecem, o local possui uma paisagem tão mágica e diferente, que foi apelidado carinhosamente de “Caribe brasileiro”.
13 – Monte Roraima
Encravado no extremo norte do Brasil, na fronteira com a Guiana e a Venezuela o Monte Roraima com seus 2.739 metros é um lugar lendário e misterioso e fascina exploradores. Não bastasse a altura, o lugar impressiona pelas formas esculpidas nas rochas e paredões pela ação dos ventos em meio às savanas Amazônicas. Completam a paisagem, ainda, os rios, as cachoeiras, as esculturas em cristal e as mais de 400 espécies de bromélias.
14 – Amazônia
Conhecida como o pulmão do planeta, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e possui 60% da sua área só no Brasil. Estima-se que há cerca de um milhão de espécie de animais e vegetais só nessa área, o que representa a metade das espécies em todo o planeta. Para quem quer se aventurar pela região, existem algumas agência com passeios que contemplam as mais variadas atrações – desde trilhas na mata fechada, acampamentos na selva, banhos em cachoeiras e rios, observação de animais, a visitas em comunidades indígenas.
15 – Los Roques
O pequeno arquipélago Los Roques, na Venezuela, com apenas 40 km², é grandioso em beleza. São 42 ilhotas e 300 bancos de areia cercados de águas cristalinas e muitos recifes de corais, o que faz do local um dos melhores destinos para prática de mergulho.
16 – Tailândia
A Tailândia atrai milhares de turística do mundo inteiro que procuram cultura, paisagens espetaculares, exotismo e uma gastronomia única. Grande parte de suas terras e águas estão protegidas sob Parques Nacionais terrestres e marinhos. As praias de areias brancas, vegetação exuberante e águas turquesa são perfeitas para quem busca relaxar em meio à natureza. Para os mergulhadores, seus mares estão entre os melhores do planeta, com uma rica vida marinha e visibilidades que chegam a 30 metros.
17 – Costa Rica
Localizado na América Central e com mais de 25% do seu território protegido através de áreas de conservação, a Costa Rica é um dos melhores destinos para a prática de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo. As florestas tropicais, vulcões, mangues, belíssimas praias e montanhas ao longo do seu território, servem de habitat para diversas espécies da fauna e flora, além de proteger incríveis rios de água cristalina e cachoeiras.
18 – Machu Picchu
Considerado um dos mais belos monumentos arquitetônicos da Terra, a maravilhosa cidade de Machu Picchu é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo, fica a 2,4 mil metros de altitude, e foi povoada nos anos de 1450 a 1540. Andar por suas vielas, o seu relógio solar e contemplar as montanhas que cercam a cidade faz com que você sinta na pela como era a o dia-a-dia e entenda melhor como era a cultura e a história da civilização Inca.
19 – Deserto do Atacama
Localizado no Norte do Chile, o Atacama é o deserto mais árido do mundo. Suas temperaturas variam entre 0ºC e 40ºC. A região abriga diversas atrações como o Vale da Lua, o Vulcão Lincabur, diversas lagoas e gêisers.
20 – Salar de Uyuni
Um dos lugares mais visitados por turistas na América do Sul é o Salar de Uyuni  na Bolívia,  o maior deserto de sal do mundo. E não é para menos, esse lugar incrível de planície branca impressiona por sua imensidão. No caminho vão surgindo lagoas coloridas, gêiseres, formações rochosas e até mesmo flamingos para dar mais cor e vida a um cenário impressionante.
Fonte: Conteúdo adaptado por Claudio Porto do Blog Guia Viajar Melhor.